Um guia para quem quer começar a trabalhar com Sitecore

Nesse artigo, falo sobre o que um desenvolvedor precisa para aprender Sitecore, o que é o Sitecore, qual a vantagem dele em relação a outros CMS e quais tecnologias ele utiliza.

O que é Sitecore?

Sitecore é uma ferramenta de marketing robusta que combina um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) e tecnologias de automação omnichannel. Sitecore oferece ferramentas de automação de marketing que permite você gerenciar seu website, ou multiplos sites, e alcançar seu cliente quando e onde importa.

Sitecore também possui recursos de inteligência contextual que registra a localização, interação e padrões de comportamentos de seus clientes para análises históricas e em tempo real. Sitecore permite você personalizar cada interação de seu cliente em cada um de seu estágio do ciclo de vida através de vários canais de marketing (web, mobile, social, e-mail, loja virtual, e impressos).

Veja esse video de 8 minutos (em inglês) da profound trazendo um visão geral do Sitecore: https://youtu.be/PDvNmglooLE.

Por que Sitecore e não outro CMS?

A vantagem do Sitecore em relação aos outros CMS é que “apenas usando o Sitecore você tem ferramentas como analytics, personalização de conteúdo, testes A/B ou multivariados, gerenciamento de campanhas de e-mail marketing, a possibilidade de criar relatórios analíticos e tudo isso associados a uma ferramenta de conteúdo (CMS) com suporte nativo a multiplos idiomas, multi-site, e com workflow nativo. Resumindo, um produto voltado ao Enterprise. Se olharmos para as outras opções (WordPress, Joomla, e etc), para se atingir o que o Sitecore já possui como recurso nativo (ou out of the box), requer diversos plugins e integrações. Outra vantagem é a visão da empresa Sitecore em relação ao produto onde eles não tratam apenas como uma ferramenta de CMS, mas como uma ferramenta que estreita a relação entre empresa e cliente trazendo uma maior experiência para o consumidor” (Eduardo Moraes). Assista este trecho do SUG BR que ocorreu em janeiro de 2017 para mais detalhes.

Em 2016, Sitecore foi nomeado líder de indústria pela Gartner no relatório “Magic Quadrant for Web Content Management [WCM]” – pela sétima vez consecutiva.

Gartner WCM MQ 2016
Figura 1: Gartner Magic Quadrant 2016. Sitecore posicionado como líder de mercado pelo sétimo ano consecutivo.

Quanto custa?

Infelizmente, a empresa Sitecore não é muita aberta sobre os detalhes do preço cobrado por licença. O preço irá variar de acordo com alguns fatores: número de servidores onde o site será hospedado, quantidade de usuários logados ao mesmo tempo na ferramenta, serviços adicionais contratados (como por exemplo, o módulo Commerce) e o fator principal: NEGOCIAÇÃO.

A licença do Sitecore pode ser adquirida como licença perpétua ou baseada em consumo.

Licenças perpétuas levam em conta o número de instalação em ambientes de produção e ambientes de desenvolvimento, número de usuários logados ao mesmo tempo, e módulos adicionais (SXA, Sitecore Commerce, por exemplo).

Licenças baseadas em consumo levam em conta o número de visitas por mês, instalação em ambientes de desenvolvimento, número de usuários logados ao mesmo tempo, e módulos adicionais (SXA, Sitecore Commerce, por exemplo).

Mas então, quanto custa ter um mínimo de Sitecore em sua empresa? Esteja preparado para desembolsar algo em torno de 40 ~ 50 mil dólares para adquirir o Sitecore. Deve-se levar em conta o custo para instalar e customizar o Sitecore, afinal você precisará contratar uma consultoria para realizar esse trabalho para a sua empresa. Este custo pode chegar a 100 mil dólares ou mais.

Como um desenvolvedor pode aprender Sitecore?

Existem dois tipo de pessoas que querem aprender Sitecore: a primeira é aquela que ouviu falar dessa ferramenta, mas não trabalha em uma empresa que possui licença de Sitecore; a segunda é aquela que entrou em uma empresa que, ou possui Sitecore como sua principal ferramenta de marketing e CMS, ou presta serviços customizando o Sitecore para clientes.

Para aqueles que estão em uma empresa que não possui licença de Sitecore eu tenho um único conselho: procure emprego em uma empresa que possui licença de Sitecore!

Lamento ter que dizer isso, mas começar a trabalhar com Sitecore é muito doloroso para o desenvolvedor comum. Para instalar Sitecore, você precisará da cópia do instalador do Sitecore  e de uma licença também. Todos os downloads do Sitecore estão disponíveis no portal do Sitecore, mas você precisa se tornar um profissional certificado para poder realizar os downloads. O custo da certificação Sitecore é de mais de 1 mil dólares. Depois da certificação, você poderá baixar os instaladores do Sitecore, mas não terá uma licença – o que já mencionei acima, custa em torno de 40 mil dólares. Sem a licença, o Sitecore não funcionará apesar de instalado. Quando você rodar o Sitecore, ele mostrará a “página amarela da morte” informando que não encontrou uma licença válida. Resumindo, para desenvolvedores comuns, aprender Sitecore “não vai rolar”.

Sitecore Required License Error.png
Figura 2: Mensagem de erro que o Sitecore apresenta quando você tenta rodá-lo e não existe uma licença válida (com exceção do “Jackie Chan WTF”).

Outro requisito importante para todo desenvolvedor que quer aprender Sitecore é o idioma inglês. Se você não lê, escreve e fala em inglês, eu recomendaria que você investisse urgentemente em um curso para aprender esse idioma. Mesmo no Brasil, as empresas que trabalham com Sitecore normalmente demandam que o profissional seja fluente em inglês. Mas por quê? Primeiro, porque uma vez que Sitecore possui mais mercado na América do Norte e Europa, a grande maioria das empresas prestadoras de serviço (e os profissionais) dependem do inglês para se comunicar. Segundo porque existem grandes chances de uma empresa de Sitecore aqui ser uma  extensão de uma empresa estrangeira, afinal não é qualquer empresa no Brasil que tem 100 mil dólares para gastar com ferramenta de marketing e CMS.

Quais tecnologias Sitecore utiliza?

Em termos de tecnologia, Sitecore usa .NET Framework, tendo como linguagem de programação o C# e é construído em cima do ASP .NET. Você pode tanto usar o ASP.NET WebForms (legado) quanto ASP.NET MVC para customizar o Sitecore. No futuro, Sitecore planeja migrar para ASP.NET Core.

Sitecore não é uma ferramenta difícil de se aprender. Porém, você tem uma curva de aprendizagem maior para entender os conceitos básicos, mas, uma vez aprendidos, tudo flui com uma facilidade incrível.

Quanto ganha um profissional Sitecore?

Lá fora, um desenvolvedor Sitecore ganha uma média de 80 ~ 100 mil dólares / ano – algumas vagas chegam a oferecer mais de 150 mil dólares / ano! – sendo os Estados Unidos o país que melhor paga os profissionais de Sitecore.

No Brasil é difícil mensurar, uma vez que poucas empresas empregam profissionais de Sitecore. Outra variante que dificulta é a forma de contratação desse profissional (CLT ou PJ) e se o mesmo é Sênior, Pleno ou Junior. Portanto, não existe uma média salárial calculada. No final, você ganha o que você negociou com a empresa. Se você pediu 2 mil reais, é isso o que vão te pagar! Todavia, não se permita negociar um valor baixo, pois a mão de obra de Sitecore é caríssima.

Sites, comunidades, meetup?

A priori, tudo o que você precisar aprender do Sitecore será através da documentação do mesmo. O portal Sitecore Developer Network possui centenas de documentos dos mais variados assuntos relacionados ao Sitecore. Acesse também https://doc.sitecore.net/https://dev.sitecore.net/ para saber mais.

Sitecore possui seu próprio Stack Overflow onde a comunidade costuma responder muito rapidamente (tudo em inglês): http://sitecore.stackexchange.com/.

Em Florianópolis, periodicamente ocorre o Sitecore User Group Brasil onde você pode participar presencialmente ou assistir a transmissão ao vivo pelo Youtube. As reuniões são a princípio em português, mas ocasionamelnte temos a participação de apresentadores de outro país onde fala-se de um tópico do Sitecore usando o idioma inglês. Acesse https://www.meetup.com/SUG-BR/ para saber mais.

Além do que mencionei acima, existem dezenas de blogs e canais do Youtube dedicados a ensinar Sitecore. Recomendo os seguintes blogs mantidos em sua maioria por brasileiros que trabalham com Sitecore:

Nesse artigo eu falei sobre o que é o Sitecore, qual a vantagem dele em relação a outros CMS, quais tecnologias ele utiliza, qual o custo e quanto um profissional de Sitecore é remunerado e por fim o que um desenvolvedor precisa para aprender Sitecore.

Referências

Jones, Jon. “Why Is Sitecore Development So Difficult To Get Into? – Jon D Jones”. Jondjones.com. N.p., 2017. Web. 13 Mar. 2017.

Khatri, Prem. “”What Is Sitecore?” & Other Questions Answered | Chetu Sitecore Developers“. Chetu.com. N.p., 2017. Web. 13 Mar. 2017.

Sitecore“. En.wikipedia.org. N.p., 2017. Web. 13 Mar. 2017.

Smith, Brad. “Sitecore Licensing – Is It Really That Complicated?”. Sagittarius.agency. N.p., 2017. Web. 13 Mar. 2017.

Torrie, Beth. “Sitecore In The Gartner Magic Quadrant For Web Content Management: Happy Seventh | Sitecore“. Sitecore.net. N.p., 2017. Web. 13 Mar. 2017.

Sitecore Software Skill Salary – Payscale“. Payscale.com. N.p., 2017. Web. 13 Mar. 2017.

Gartner Magic Quadrant 2016 – Sitecore On Top Again“. Bekagool.com. N.p., 2017. Web. 13 Mar. 2017.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s